Estádio Figueira de Melo


Estádio Figueira de Melo

Inaugurado em 23 de abril de 1916
Remodelado e reaberto em 1946
Capacidade: 1000 pessoas

Primeira partida:
São Cristóvão 1 x 1 Santos
Heitor "Leão" Pinheiro, do São Cristóvão, marcou o primeiro gol do estádio.

Recorde de público:
São Cristóvão 2 x 3 Vasco - 19.040 pessoas

O antigo campo da Rua Figueira de Melo foi inaugurado a 23 de abril de 1916, na partida jogada entre equipe da casa e o Santos Futebol Clube, diante de seis mil pessoas. Esta partida - que terminou empatada em 1x1 - marcou a primeira vez em que o Santos usou seu atual uniforme, todo branco, inspirado no do São Cristóvão. Durante muito tempo, a partir desta data, o Santos pintou o escudo do São Cristóvão nos muros da Vila Belmiro e associados destes dois clubes podiam usufruir das respectivas sedes, mutuamente.

Em 1943, por determinação legal, após incidentes de superlotação na partida envolvendo a partida entre o time da casa e o Flamengo, o São Cristóvão teve que demolir as arquibancadas com estrutura de madeira. Reinaugurou as suas instalações, com novas arquibancadas de cimento, na partida em que foi derrotado por 5 a 3 pelo Vasco da Gama, em 29 de junho de 1946.

Mesmo após esta remodelação, o estádio da Rua Figueira de Melo já pôde receber até oito mil pessoas. Hoje, no entanto, só está preparado para receber até mil pessoas.